Acolher para cuidar

Data10/10/2023 CategoriaCVV

Você costuma acolher quem está por perto? Tem o hábito de cuidar e de se cuidar? Acolher é cuidar foi o tema da campanha do CVV para o Setembro Amarelo, mas é algo que queremos para todos os meses do ano. São verbos que dão ampla dimensão para atos relativamente simples, mas que podemos ter alguma dificuldade de colocar em prática na correria do dia a dia.

Acolher, no dicionário, é oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico; abrigar-se, amparar-se. Pelo lado físico, podemos pensar no conforto do abraço de alguém que gostamos, no ser convidado para fazer parte de algo, no ser lembrado para aquele encontro entre amigos, poder estar em eventos, pertencer a um grupo, ser incluído em algo e se sentir assim de verdade.

Pelo lado emocional, podemos relacionar com o ser cuidado, aceito, respeitado, considerado, reconhecido, recebido, compreendido de forma genuína e incondicional.

Acolher é uma ação fundamental para a prevenção do suicídio. Acreditamos nisto desde nosso primeiro momento de funcionamento e, desde então, nestes quase 62 anos de existência do CVV, seguimos neste propósito.

Acolhemos quem nos busca o ano todo, de setembro a setembro, de forma ininterrupta, 24 horas todos os dias, e a cada ano vemos que mais e mais pessoas e organizações de todos os setores se engajam neste movimento, preocupadas, atentas e dispostas a fazerem parte desta grande rede de prevenção do suicídio que participamos.

Cada um colabora do seu jeito, como pode, com ações de todos os tamanhos, mas sempre com o objetivo principal de valorizar vidas em todos os sentidos. A busca permanente é por conhecimento, reflexão e por deixar para trás tabus e preconceitos sobre a prevenção do suicídio. Temos confiança de que assim poderemos contribuir para a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária.

Precisando conversar ligue 188, 24 horas todos os dias, ou acesse www.cvv.org.br

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início