Você se conhece?

Data16/10/2025 CategoriaAceitação

Você já pensou alguma vez em se conhecer melhor?
Podemos pensar que nos conhecemos bem, que sabemos tudo sobre nós, porém nem sempre isso é a realidade de todos.
Muitos de nós podemos ter comportamentos, atitudes, formas de pensar e agir que nem sempre conhecemos plenamente, estão no “automático” como costumamos dizer.
No geral temos “pontos Cegos” em nossa personalidade, no nosso jeito de ser, que custamos um pouco a perceber, a ter consciência, e a notar que pode nos prejudicar em nossos relacionamentos.
Nem sempre conseguimos perceber estes pontos sozinhos, a convivência, a proximidade e a abertura em ouvir as observações das pessoas com as quais convivemos e que são importantes pra nós é que nos permite e ajuda no autoconhecimento, na auto observação e na possível melhoria destes pontos.
Nem sempre estes feedbacks nos agradam, podem, por vezes, serem doloridos, tocar em pontos que não gostaríamos ou não sabíamos que precisávamos dar atenção.
Destas observações recebidas, que podem se tornar pontos de melhoria, é que surge a reflexão da importância de nos conhecermos melhor, compreendermos o que sentimos e o porque agimos de determinada maneira.
Mas como podemos aumentar nosso conhecimento sobre nós mesmos?
Há uma receita a ser seguida?
Se conhecer melhor tem sido uma busca do humano por muito tempo, de várias maneiras sem algo definitivo e fechado, pois cada um consegue achar o caminho que lhe fará bem.
A frase “conhece te a ti mesmo”, que é atribuída há vários pensadores, se mantém por séculos relevante e atual para que reflitamos sobre autoconsciência, identificação de habilidades e vulnerabilidades, de forma que nos leve a buscar mais autenticidade e congruência em nossa vida.
Santo Agostinho, em uma de suas mais famosas frases nos propõe: “Conhece-te, aceita-te, supera-te!”
Trilhar este caminho, o caminho para nosso interior, nem sempre é fácil, bonito e tranquilo, mas poderá ser gratificante e de acolhimento com nós mesmos.

Se precisar conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br para usar chat ou e-mail

Adriana – CVV Jabaquara

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início