CVV completa 62 anos de oferta de apoio emocional

Data07/03/2024 CategoriaUncategorized

Neste primeiro de março, o CVV completa 62 anos de oferta de apoio emocional. São 22.630 dias ininterruptos de trabalho. E temos convicção de dizer que só existimos porque acolher você está em primeiro lugar. A cada ciclo que se vai é comum fazer uma espécie de alinhamento entre o que conquistamos e o que ficou pendente. Gerar uma lista de novas expectativas. Pensar que estamos vivos e em permanente evolução.
A pandemia provocou uma mudança gigante na organização, a exemplo do que ocorreu em todo o mundo. Este é um fato inegável e do qual não podemos fugir. Trabalhamos com pessoas, cuidando de pessoas e temos as emoções dessa sociedade em constante movimento como uma das matérias primas.
O CVV vem dando passos importantes, e há muito o que se comemorar. Isso não quer dizer que devemos esquecer todos os problemas que temos, do ponto de vista institucional. Assim como sabemos da importância de cada um cuidar de si e reconhecer o universo interno permeado por emoções das mais diversas, entendemos que é importante estender esse processo para a nossa instituição.
O crescimento do CVV, a solidez de propósitos e o humanismo que nos norteiam fazem parte da nossa evolução diária e ela não existe sem cada um de nós, voluntários. Os que estão e os que já passaram pela instituição. Estes, acreditamos, levam em si o pouco de um sonho de uma sociedade mais fraterna e solidária. Somos cerca de 3.500 voluntários. Nossa organização não possui qualquer tipo de financiamento externo e é com pessoas que diariamente doam seu tempo que nos mantemos e buscamos avançar.
O nosso autodesenvolvimento caminha junto com o da instituição. A disponibilidade deve seguir com a abertura para o próprio crescimento.
Em 2023, o CVV ofereceu 3 milhões de apoios, somados os atendimentos por telefone, chat, e-mail, carta e presencialmente. Em cada um desses atendimentos, o que importa, é fazer com que a pessoa se perceba menos sozinha, menos isolada no mundo. Que ela se sinta humana como as outras. Que tenha abertura para ser o que é e liberdade para olhar para o futuro e para o que deseja ser, nas múltiplas possibilidades do pensar e sentir e da capacidade interna de viver melhor.
Ampliamos a oferta dos nossos Grupos de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio. Reforçamos nossas ações de prevenção junto à comunidade, com atividades que buscam contribuir com o autoconhecimento e a disseminação de princípios que consideramos básicos, como aceitação, compreensão, respeito e confiança.
Sabemos que todos estes são passos ainda pequenos, mas reconhecemos que seguimos adiante no limite dos nossos esforços, com o idealismo que norteia nosso trabalho. Neste aniversário, reforçamos, mais uma vez, nosso compromisso diário com a vida e convidamos você a seguir conosco.

Compartilhar é cuidar
Compartilhe

Relacionadas

Início