Com uma campanha inspirada na solidariedade, o Centro de Valorização da Vida (CVV) convida pessoas de todo o Brasil a se tornarem voluntárias. O serviço de apoio emocional é oferecido 24 horas a pessoas que querem e precisam conversar. Os voluntários se dedicam à escuta compreensiva, com respeito e empatia.
O mote, “Ser solidário faz parte da nossa natureza”, busca inspirar a reflexão de que todos podem fazer a diferença na vida de outra pessoa. Os interessados vão participar de um curso gratuito, no qual aprendem sobre o trabalho da rede de apoio emocional e sobre atitudes como acolhimento e não-julgamento, que fazem parte da missão do CVV.
Por que ser um voluntário do CVV?
O voluntariado no CVV é mais do que um compromisso com o próximo, é também uma oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Aberto a pessoas com mais de 18 anos, o treinamento não exige formação específica, apenas disposição para ouvir e apoiar emocionalmente aqueles que procuram ajuda.
Além de contribuir diretamente para o fortalecimento da saúde emocional das pessoas atendidas pelo telefone 188, por chat, e-mail ou pessoalmente, o voluntário se torna parte de uma rede solidária que valoriza o respeito às diferenças e a conexão humana.
Como participar
Interessados podem se inscrever pelo site https://cvv.org.br/seja-voluntario/ . O curso de formação está disponível em formato presencial e online, proporcionando o acesso para candidatos de diferentes regiões.
“Essa é a chance de descobrir o poder transformador de um gesto solidário. A natureza nos ensina que conexão e apoio são fundamentais para viver melhor. Faça parte do CVV e ajude a espalhar essa mensagem”, afirma Carlos Correia, voluntário do Centro de Valorização da Vida.
Sobre o CVV
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Cerca de 3 milhões de apoios foram oferecidos em 2023 por aproximadamente 3.500 voluntários pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br , via chat e e-mail apoioemocional@cvv.org.br, além de carta e atendimento pessoal em algumas unidades. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.
Sobre o suicídio
O suicídio é um problema de saúde pública. Em 2021, segundo o Ministério da Saúde, foram 15.507 mortes, uma média de 42 por dia, mais do que as registradas por HIV e muitos tipos de câncer.