Atenção

Nesta quarta-feira, 30/10/2024, nossos servidores passarão por uma manutenção programada das 06h00 às 09h00. Durante esse período, nosso apoio telefônico estará indisponível. Se precisar conversar conosco, utilize nosso chat online ou nos envie um e-mail.

Pais e filhos, uma relação que marca

Data11/08/2018 CategoriaComportamento

Pai é quase sempre uma figura que não é indiferente. Costuma ir de extremos entre herói e vilão. Às vezes, esses rótulos são dados à mesma pessoa, em diferentes épocas da vida dos filhos.

Um pai é frequentemente a primeira manifestação de força e autoridade que se conhece. Também é comum, em outros casos, que seja a primeira referência de autoritarismo ou rejeição. Ambas as experiências têm influência na formação da personalidade dos filhos. Se no primeiro caso pode causar sensação de conforto e segurança, no último não é incomum gerar pessoas com dificuldades de se relacionar com as demais.

A busca por independência e identidade própria, cumulada com um desejo inato de ter a admiração do pai, pode ser fonte de conflitos e de angústia para as pessoas. A relação pai e filho é delicada inclusive – e talvez principalmente – na ausência, em decorrência da mágoa pelo abandono (afetivo e/ou financeiro) de quem tinha o dever de cuidar.

Para os pais também não é simples: há pressão interna e externa para suprir as demandas dos filhos, não demonstrar fraqueza, ser um exemplo moral e profissional, dar orgulho. O “eu” verdadeiro pode acabar esquecido ou colocado em segundo plano, gerando frustração.

O Dia dos Pais costuma ser uma data em que emergem todos os sentimentos, bons e ruins, decorrentes do ser pai e filho. Pra todos eles, voluntários do CVV estão à disposição para conversar, através do telefone 188 ou do www.cvv.org.br/23.

Luiza -CVV Belém

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início