Uma logomarca que se modifica e um ideal que permanece

Data16/07/2022 CategoriaSuicídio

“Um logotipo deve ser a conclusão de um ecossistema de significados e comunicação, que transmite efetivamente os valores da marca”. A frase é de Sagi Haviv, um designer gráfico de prestígio mundial, especialista em desenvolvimento de logotipos. Para além desta ideia, temos ouvido de alguns outros especialistas sobre a importância de uma marca, aquilo que ela significa para a sociedade e para os participantes da organização.

Somos uma instituição de 60 anos que é vista pela sociedade com seriedade, respeito e admiração. A maneira que essa mesma sociedade nos identifica é através de nossa marca CVV. Ao longo de todos esses anos, a marca, naturalmente, passou por algumas transformações. Na primeira versão, a cor escolhida foi o preto, associado a uma boia salva-vidas e o slogan “Lutar pela vida ainda é o melhor”.

Na sequência, veio a primeira logomarca a usar o coração. Nesta versão, de 1986, era acompanhado por setas. Em 2000, mantendo o formato, utilizou-se o um telefone estilizado, compondo um coração, em azul, com a assinatura “A linha da vida”.

Evoluindo conforme a época e a transformação do trabalho, aumentamos as formas de contato da sociedade com o CVV, através da chegada do atendimento via chat, surgindo, em 2011, a identidade visual representada por balões de fala, com a possibilidade de uso em diferentes cores, e o slogan “Como vai você?”, que seria um convite para a reflexão sobre o sentimento de cada pessoa.

60 anos

Em comemoração aos 60 anos da instituição, entendemos que era chegado o momento de fazer mais um ajuste em nossa tão querida marca CVV. A agência Léo Burnett, escolhida para nos ajudar nesta tarefa, destacou seus principais profissionais da área para desenvolver esse trabalho. Foram feitos estudos e pesquisas e, agora, voltamos à cor azul, em outra tonalidade. Foram mantidos os balões de fala, mas a principal mudança ocorreu no slogan. A frase “Como Vai Você?”, muitas vezes confundida pela sociedade como representação da sigla CVV – que na realidade é de Centro de Valorização da Vida – foi substituída por “Apoio emocional”.

Lembrando a frase de Sagi Haviv, o que agora queremos passar com nossa marca? Exatamente alguns de nossos principais valores: acolhimento, seriedade do trabalho, discrição e simplicidade, para citar apenas alguns. Buscamos uma mensagem direta e objetiva, que informe para a sociedade aquilo a que nos propomos: a oferta de apoio emocional.

A cor azul visa transmitir suavidade, leveza, confiança, elementos que estão presentes nos atendimentos realizados pelos voluntários de todos os serviços, que se valem de recursos diferentes, mas que oferecem da mesma forma o melhor de si. Esse é o ideal de amor ao próximo que há 60 anos nos une em torno de uma mesma marca: CVV.

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