Inscrição para ser voluntário

Ficamos felizes por você ter chegado até aqui e querer tornar-se voluntário do CVV. Nesta página, você vai conhecer um pouco mais sobre nossas formas de atendimento para que, após a capacitação, possa escolher se quer atender por telefone, e-mail, chat ou se prefere atuar junto à sociedade em atividades como palestras, cursos de autoconhecimento e rodas de conversa. Com tantas opções para se envolver, pode ser um pouco complicado decidir o que você quer fazer primeiro. Então vamos lá:

Conversa por Voz (Telefone):

Na modalidade de conversa por voz, nossos voluntários assumem plantões semanais para oferecer escuta ativa às pessoas que ligam para o número 188 em busca de apoio emocional. Essa forma de atendimento é a mais procurada por aqueles que necessitam de alguém para conversar e que encontram acolhimento ao dialogar com alguém que os compreende e aceita. Para se tornar voluntário nessa modalidade é importante estar disponível para realizar cursos e reciclagens periódicas, além de participar de reuniões mensais com outros voluntários para aprimoramento contínuo. É possível vincular-se a uma unidade “Posto”, com plantões e atividades online ou presenciais, ou a uma unidade “Virtual”, com atividades exclusivamente online.

Conversa por Chat

No atendimento por chat, assim como no atendimento por e-mail, nossos voluntários oferecem apoio emocional a quem busca ajuda de forma escrita, em outro ritmo e formato de comunicação. As conversas acontecem por meio de mensagens de texto, proporcionando um espaço seguro para compartilhar angústias e inquietações. Os voluntários dedicam-se a proporcionar a mesma compreensão e aceitação encontradas no atendimento por voz. Para atuar nessa modalidade, o voluntário precisa estar disponível para os plantões, cursos e reuniões online, além de ter familiaridade com a tecnologia e uma habilidade escrita eficiente.

O treinamento é contínuo

Independentemente da forma de atendimento escolhida, nossos voluntários passam por um treinamento cuidadoso para oferecer suporte emocional empático e livre de julgamentos.
É importante estar disponível para realizar cursos e reciclagens periódicas, além de participar de reuniões mensais com outros voluntários para aprimoramento contínuo.
O compromisso com a contínua capacitação para auxiliar aqueles que buscam ajuda são fundamentais para ser um voluntário do CVV.

Início